Laudo de Conformidade e suas Polêmicas

20 jun 2015

O que é o Laudo de Conformidade?

De acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), não há evidências de que a exposição humana a campos eletromagnéticos cause efeitos adversos à saúde, desde que respeitados determinados limites. No Brasil, esses limites foram regulamentados pela Lei 11.934/2009 e pela Resolução 303/2002 da Anatel, com base nas diretrizes da Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação Não Ionizante (ICNIRP) recomendadas pela OMS. A avaliação de conformidade para estações transmissoras de radiocomunicação quanto à exposição humana a campos eletromagnéticos de radiofreqüências é uma das exigências que o interessado deve cumprir perante a Anatel, para o licenciamento de suas estações. Esta avaliação compreende a elaboração do laudo/relatório de conformidade, por profissional habilitado, e declaração que deve ser assinada pelo responsável pela estação transmissora.

 

Quando as emissoras devem efetuar o Laudo ou renová-lo?

De acordo com a Resolução n° 303 da Anatel, a ocorrência de qualquer das situações a seguir exige a elaboração do laudo/relatório de conformidade:

  • renovação ou prorrogação do prazo de validade da licença para funcionamento da estação (renovação de Outorgas);
  • alteração nas características técnicas da estação que implique emissão de nova licença (Alterações de Características Técnicas);
  • inclusão de nova estação em locais multi-usuários;
  • determinação da Anatel.

A exigência dessa avaliação foi motivada pela preocupação, da população, com os efeitos das radiações eletromagnéticas. A Anatel, como órgão responsável pela regulamentação de telecomunicações no Brasil, adotou limites de exposição baseados nos estudos desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Portanto, as entidades que estão pretendendo a renovação de outorga, nos termos da legislação aplicável, deverão providenciar o citado relatório de Conformidade antes que a Anatel efetue a vistoria para licenciamento, pois caso contrário enfrentarão dificuldades técnicas e jurídicas, além de eventuais multas que podem ultrapassar o valor do projeto.

1
escrito por

Gerente

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus maximus sit amet nulla nec aliquet. Suspendisse id sapien suscipit lorem tristique blandit.

Comentários

Deixe seu comentário

Leia também